Skip to content

#13 – Patrimonialização Histórico-Cultural

Gostou do Artigo? Compartilhe

Acompanhe-nos no instagram e no youtube

Ouça os nosso Podcasts

Nesse episódio fizemos um bate-papo com Du Evangelista sobre a patrimonialização histórico-cultural no Brasil a partir da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Com a participação dos ocaretenses Henry Mähler-Nakashima, Liana Lima, Luciano Alvarenga, Emanuel Fonseca e Alex Vieira.

 

1º Bloco – Como foi Conduzida a Patrimonialização de Ouro Preto;

2º Bloco – A Importância dos Africanos, Povos Originários e seus Descendentes na Construção de Ouro Preto;

3º Bloco – Novos Olhares Sobre o Patrimônio de Ouro Preto e Outras Cidades e Paisagens Brasileiras.

 

Você já foi a Ouro Preto, em Minas Gerais?

Você sabia que o Centro Histórico de Ouro Preto recebeu da Unesco o título de patrimônio cultural da humanidade em 1980?

O título resultou, principalmente, do conjunto arquitetônico da cidade e da importância histórica dela para o Brasil. No século XVIII, Ouro Preto, que ainda se chamava Vila Rica, era a capital de Minas Gerais e recebeu de Dom Pedro I o título de “Cidade Imperial”. Durante o Ciclo do Ouro, sua população aumentou significativamente devido ao grande número de exploradores em busca de riquezas e ao deslocamento forçado de africanos escravizados.

Palco da Inconfidência Mineira, Ouro Preto estimula estudos e recebe milhares de turistas do Brasil e do exterior. Seu conjunto arquitetônico merece destaque. São mais de vinte igrejas, as mais célebres com contribuições de Antônio Francisco Lisboa, que todos nós conhecemos como Aleijadinho.

A arte barroca está presente em muitas partes da cidade e impressiona estudiosos e viajantes de todo o mundo. Todavia, o patrimônio de Ouro Preto não se resume à beleza e à originalidade do casario e do Centro Histórico da cidade. Um olhar decolonial nos convida a ver a paisagem ouro-pretana de outra perspectiva, reconhecendo nela os testemunhos e a importância fundadora dos povos africanos e habitantes originários daquelas terras.

Neste programa conversamos um pouco sobre a necessidade de uma perspectiva decolonial sobre o processo de patrimonialização de Ouro Preto e, a partir daí, tendo esta cidade como mote, sobre a patrimonialização de outras paisagens no Brasil.

 

Ouça a conversa no episódio #13 do decoloniza! O podcast da Ocareté.

 

Acompanhe a Ocareté:

Instagram: https://www.instagram.com/coletivo.ocarete/

Facebook: https://www.facebook.com/ocarete/

Website: https://ocarete.org.br/

 

Trilha: Oslodum por Gilberto Gil (Wired Magazine) / Creative Commons – Sampling Plus License 1.0