Skip to content

#16 – Missionários e Povos Indígenas

Gostou do Artigo? Compartilhe

Acompanhe-nos no instagram e no youtube

Ouça os nosso Podcasts

Nesse episódio fizemos um bate-papo com Graciela Chamorro e Gilberto Vieira (Giba) sobre quem são os missionários e suas relações com os povos indígenas. Com Henry Mähler-Nakashima, Liana Lima e Alex Vieira.

 

1º Bloco – Quem são os Missionários?

2º Bloco – Ações dos Missionários Junto aos Povos Indígenas;

3º Bloco – Considerações Finais

 

No início de 2020, o governo brasileiro nomeou Ricardo Lopes Dias para assumir a Coordenadoria Geral de Índios Isolados e Recém Contatados (CGIIRC) da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), provocando fortes críticas de organizações indígenas e indigenistas, de pesquisadores, dos próprios servidores da FUNAI e da Defensoria Pública da União. O motivo: Dias é pastor evangélico e ex-missionário.

Aquele que acompanha minimamente a situação dos povos indígenas do Brasil compreende instantaneamente a gravidade de se nomear um religioso, especificamente de uma vertente cristã protestante, para um cargo de tão sensível tema. Não por serem as religiões um elemento necessariamente negativo, mas porque alguns grupos protestantes têm demonstrado no Brasil que sua fé está acima de qualquer outra fé e de qualquer política pública, no nível da intolerância, a despeito de o Brasil, em tese, ser um país laico.

Sobre os missionários, dois pontos são importantes: seu esforço proselitista, exercido no afã de converter os indígenas sob a justificativa de que suas almas devem ser salvas, e a forma como sempre estiveram associados ao poder vigente, seja no Brasil Colônia e Império, seja no Brasil já constituído como república. Mas aqui, é preciso atenção ao entendimento sobre a ideia de “missionário”. O uso desse termo associado aos povos originários pode levar a crer que se trata de um grupo único e uniforme. Grosso modo, tratam-se todos de missionários cristãos, mas as similaridades findam aí.

Neste episódio falamos sobre esse tema tão complexo. E para nos ajudar, temos a presença de duas pessoas super gabaritadas no assunto, a professora Graciela Chamorro e o Gilberto Vieira.

 

Ouça a conversa no episódio #16 do decoloniza! O podcast da Ocareté.

 

Acompanhe a Ocareté:

Instagram: https://www.instagram.com/coletivo.ocarete/

Facebook: https://www.facebook.com/ocarete/

Website: https://ocarete.org.br/

 

Trilha: Oslodum por Gilberto Gil (Wired Magazine) / Creative Commons – Sampling Plus License 1.0