Nesse episódio fizemos um bate-papo com Marcelo Zelic sobre o Relatório Figueiredo, Povos Indígenas durante a Ditadura e a Comissão Nacional da Verdade. Com Henry Mähler-Nakashima, Emanuel Fonseca e Alex Vieira.
1º Bloco – O que é o Relatório Figueiredo e qual é a sua Importância;
2º Bloco – O que Acontecia com os Povos Indígenas Durante a Ditadura Militar?
3º Bloco – A Importância da Comissão Nacional da Verdade.
Nos últimos dias, várias manifestações se espalharam pelos Estados Unidos após um policial branco matar George Floyd, um homem negro, asfixiado, e agora as manifestações começaram a se espalhar pelo mundo.
No Brasil, também é frequente o número de casos violentos de policiais contra os povos chamados de minorias, como a morte do menino João Pedro, entre tantos outros. Pensando no continente chamado de América, considerando os processos históricos, a atuação dos Estados sempre foi no sentido de oprimir essas minorias.
E aqui é preciso dizer duas coisas:
1 – A polícia é o braço armado do Estado. Logo, sua ação representa todo esse histórico de colonização;
2 – Não podemos deixar de dizer que essas minorias são aquelas pessoas que o processo civilizatório e colonizador racializou. E o que isso significa? A ideia de raça surgiu após os europeus começarem a invadir outras partes do mundo, que passaram a ser suas colônias e essas colônias, por sua vez, passaram a reproduzir esse modelo civilizatório internamente. O Brasil é um ótimo exemplo disso.
Nesse episódio falamos um pouco sobre a forma que o Estado tem atuado em relação a outros povos racializados, os indígenas.
Ouça a conversa no episódio #2 do decoloniza! O podcast da Ocareté.
Armazém Memória: http://armazemmemoria.com.br/
OBIND (Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas): http://obind.eco.br/
Acompanhe a Ocareté:
Instagram: https://www.instagram.com/coletivo.ocarete/
Facebook: https://www.facebook.com/ocarete/
Website: https://ocarete.org.br/
Trilha: Oslodum por Gilberto Gil (Wired Magazine) / Creative Commons – Sampling Plus License 1.0