Skip to content

#24 – O que é Mulherismo Africana?

Gostou do Artigo? Compartilhe

Acompanhe-nos no instagram e no youtube

Ouça os nosso Podcasts

Neste episódio fizemos um bate-papo com Aza Njeri sobre o que é e a história do Mulherismo Africana como caminho para repensar as trilhas humanas. Com Henry Mähler-Nakashima, Fernanda Santos e Alex Vieira.

 

1º Bloco – O que é Mulherismo Africana?

2º Bloco – Mulherismo Africana no Contexto Brasileiro;

3º Bloco – Considerações Finais.

 

Algumas histórias pra você.

Possivelmente, você já deve ter ouvido falar que, a partir do final do século XIX, alguns países ocidentais começaram a testemunhar uma crescente reivindicação por parte de grupos de mulheres para que elas pudessem ter participação política, isto é, votar. Elas ficaram conhecidas como as sufragistas.

Talvez você também já tenha ouvido falar de uma história que aconteceu na década de 1960, quando um grupo de mulheres dos Estados Unidos se rebelou e queimou sutiãs. Bem, os sutiãs nunca foram queimados, mas de fato um grupo de mulheres chamado Women’s Liberation Movement se manifestou contra a exploração comercial da aparência feminina.

Por fim, com toda certeza, você sabe que o dia 8 de março é o dia internacional da mulher. E a origem desse dia se baseia em eventos que se passaram nos Estados Unidos e na Europa, envolvendo melhores condições de vida, de trabalho, e o direito de votar.

Ouvindo dessa forma, é fácil acreditar que todos esses movimentos estavam dentro de uma lógica feminina universal e que falavam por todas as mulheres. Mas se você reparar bem, vai notar que são sempre as mulheres brancas que ganham destaque.

Isso significa que somente as mulheres brancas se manifestavam, reivindicavam e agiam?

Com toda certeza, não. Mas a estrutura colonialista em que vivemos tem como uma de suas principais ferramentas o apagamento histórico-cultural e a inferiorização. Assim, acaba que não ficamos sabendo de outras manifestações sociais.

Por exemplo, você já ouviu falar em Mulherismo Africana? Será que é um movimento feminista de mulheres negras? Será que só envolve mulheres? Será que esse movimento se enquadra em algum tipo dos movimentos que acompanhamos no Ocidente? Aliás, será que é um movimento?

Se você não sabe, esse episódio vai te ajudar.

E para isso, contamos com a participação da professora Aza Njeri.

 

Ouça a conversa no episódio #24 do decoloniza! O podcast da Ocareté.

 

Acompanhe a Ocareté:

Instagram: https://www.instagram.com/coletivo.ocarete/

Facebook: https://www.facebook.com/ocarete/

Website: https://ocarete.org.br/

 

Trilha: Oslodum por Gilberto Gil (Wired Magazine) / Creative Commons – Sampling Plus License 1.0