Nesse episódio fizemos um bate-papo com Danilo Luiz Marques sobre Zumbi, o Quilombo dos Palmares, Revoltas e Apagamentos Históricos. Com Henry Mähler-Nakashima, Fernanda Santos e Alex Vieira.
1º Bloco – Zumbi e o Quilombo dos Palmares;
2º Bloco – Revoltas e Outros Assuntos Relacionados;
3º Bloco – Considerações Finais.
Em junho deste ano de 2020, o jornal O Estado de São Paulo divulgou uma gravação de Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, em que ele faz uma série de afirmações polêmicas e ofensivas, pra dizer o mínimo.
Entre outras coisas, ele criticou o dia da Consciência Negra e chamou Zumbi de “filho da puta que escravizava pretos”.
A nomeação de Sérgio Camargo se deu ainda em 2019, mas a Justiça Federal do Ceará chegou a suspendê-la devido a diversos comentários polêmicos que ele fez nas redes sociais. Para vocês terem uma ideia, ele chegou a afirmar que a escravidão foi benéfica para os descendentes dos escravizados.
Sobre a Fundação Cultural Palmares, ela foi criada a partir da Lei nº 7.668, de 22 de agosto de 1988, e diz seu artigo 1º que a finalidade é “promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira”.
Você certamente já ouviu falar de Zumbi e no Quilombo dos Palmares. Mas eu arrisco a dizer que o que você conhece é só uma fração dessas histórias.
Para nos ajudar a falar sobre Zumbi, Palmares e muito mais, está conosco o autor da dissertação “Sob a ‘sombra’ de Palmares: escravidão, memória e resistência na Alagoas oitocentista”, do companheiro de longa data, o Danilo Luiz Marques.Para baixar e ler a dissertação: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20982
Ouça a conversa no episódio #26 do decoloniza! O podcast da Ocareté.
Redes Sociais do Danilo Luiz Marques:
Instagram: https://www.instagram.com/daniloluizmarques/
Facebook: https://www.facebook.com/danilo.luizmarques/
Acompanhe a Ocareté:
Instagram: https://www.instagram.com/coletivo.ocarete/
Facebook: https://www.facebook.com/ocarete/
Website: https://ocarete.org.br/
Trilha: Oslodum por Gilberto Gil (Wired Magazine) / Creative Commons – Sampling Plus License 1.0