Nesse episódio conversamos com Géssica Nunes sobre a relação entre educação e povos indígenas, da sala de aula à lei 11.645, de 2008.
1º Bloco – As dificuldades de haver uma educação que decolonize;
2º Bloco – O que pode ser feito para mudar essa realidade?
3º Bloco – Considerações finais.
Em 2008, a Lei nº 11.645 alterou a 10.639, de 2003, que por sua vez, já era uma alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Em suma, isso significa que passaram a incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, púbicos e privados”.
Desde então, já se passaram mais de dez anos, e o que deveria ser um ponto de virada no entendimento sobre esses povos todos ainda é algo muito incipiente.
Mas por que é tão difícil uma educação realmente transformadora? Para discutir uma resposta a essa pergunta e muito mais, conversamos com Géssica Nunes.
Ouça a conversa no episódio #51 do decoloniza! O podcast da Ocareté.
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Trilha: Oslodum por Gilberto Gil (Wired Magazine) / Creative Commons – Sampling Plus License 1.0