Nesse episódio fizemos um bate-papo sobre as acusações feitas à APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e à Sônia Guajajara, e sobre as responsabilidades e omissões do governo brasileiro. Com Henry Mähler-Nakashima, Emanuel Fonseca, Luciano Alvarenga e Alex Vieira.
1º Bloco – O que é Crime de “Lesa Pátria”, a APIB o comete?
2º Bloco – Responsabilidades e Omissões do Governo Brasileiro;
3º Bloco – Considerações Finais.
Recentemente, o General Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, se pronunciou pelo twitter sobre a APIB, que é a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. De acordo com o ministro, os objetivos da APIB são “publicar fake news contra o Brasil, imputar crimes ambientais ao Presidente da República; e apoiar campanhas internacionais de boicote a produtos brasileiros”. Disse ainda que a APIB se associa a pessoas “que trabalham 24h por dia para manchar a nossa imagem no exterior”. Aqui, fica a dúvida se essa “nossa imagem” é a dos brasileiros ou a do governo.
Bom, não sabemos quanto a vocês, mas nós, como brasileiros, não sentimos nossa imagem manchada pelas ações da APIB.
Enfim. Após essas acusações, o General Heleno disse que a APIB comete o crime de lesa-pátria, apontando como responsável a Sônia Guajajara, sobrando até mesmo para o ator Leonardo DiCaprio.
Ouça a conversa no episódio #19 do decoloniza! O podcast da Ocareté.
Acompanhe a Ocareté:
Instagram: https://www.instagram.com/coletivo.ocarete/
Facebook: https://www.facebook.com/ocarete/
Website: https://ocarete.org.br/
Trilha: Oslodum por Gilberto Gil (Wired Magazine) / Creative Commons – Sampling Plus License 1.0