Neste episódio fizemos um bate-papo com Enoc Merino Santi sobre o impacto das colonialidades nas sexualidades. Com a participação dos ocaretenses Henry Mähler-Nakashima, Helena Burgos, Raquel Kubeo, Emanuel Fonseca e Alex Vieira.
1º Bloco – Colonização da Sexualidade;
2º Bloco – Impactos da Estrutura Colonialista;
3º Bloco – Avanços e Expectativas.
Quando falamos em colonialidades, é preciso entender que elas estão atuando em todas as esferas da sociedade. E quando falo todas, quero dizer literalmente todas. Logo, isso inclui também a sexualidade.
Ao ficar estabelecida a verdade eurocêntrica/ocidental e sua perspectiva dualista muito fundamentada nos dogmas cristãos, ficou também estabelecida a hétero normatividade como a única possibilidade sexual. Isso implicou e implica em exclusões sociais, perseguições, agressões, assassinatos, as mais variadas violências, às pessoas que não se encaixam nesse sistema colonialista.
Esse é um tema tão complexo e abrangente que não seria possível abordar em sua totalidade aqui, já que cada cultura do mundo não-ocidental tem suas próprias concepções sobre o assunto.
Então, optamos por debater sobre esse processo colonizador e convidamos uma pessoa para trazer outra perspectiva sobre o assunto, o Enoc Merino Santi.
Ouça a conversa no episódio #10 do decoloniza! O podcast da Ocareté.
Acompanhe a Ocareté:
Instagram: https://www.instagram.com/coletivo.ocarete/
Facebook: https://www.facebook.com/ocarete/
Website: https://ocarete.org.br/
Trilha: Oslodum por Gilberto Gil (Wired Magazine) / Creative Commons – Sampling Plus License 1.0