Nesse episódio fizemos um bate-papo com Karina Quintanilha sobre migração forçada, direitos humanos, políticas e racismos a imigrantes. Com Henry Mähler-Nakashima, Emanuel Fonseca e Alex Vieira.
1º Bloco – O que é a Migração Forçada?
2º Bloco – Relações Entre Migração Forçada e Direitos Humanos;
3º Bloco – Considerações Finais.
Desde os tempos imemoriais os seres humanos têm se deslocado pelo planeta. Os motivos costumavam variar entre a busca por alimentos, melhores condições de vida ou mesmo a curiosidade.
Com o surgimento dos impérios, o desejo de expandir seus limites territoriais fez surgir também um novo tipo de fluxo migratório. Muitas pessoas começaram a se deslocar para fugir de conflitos ou de perseguições.
No chamado período da modernidade, que podemos dizer que começou no século XV, surgiu mais uma modalidade de deslocamento. Milhões de pessoas foram compulsoriamente tiradas do continente africano para servirem de mão de obra escravizada em outro continente.
Mais recentemente, a partir dos séculos XVIII e XIX, com o estabelecimento das potências capitalistas ocidentais, foram impostas novas colonizações em África, no chamado Oriente Médio e no sudeste asiático. Assim, os deslocamentos migratórios ganharam novas realidades.
E nesse ponto, não se pode ignorar a relação desses deslocamentos com a questão econômica.
Essa nova economia política global fez surgir uma nova categoria de deslocamentos: a migração forçada. O fenômeno é permeado por diversas abordagens que passam por conceitos como refúgio, exílio, expulsões, e impulsionam debates sobre racismos, xenofobias e nacionalismos, e coloca novos desafios para os direitos humanos e as resistências na sociedade contemporânea.
E pra falar sobre isso, conversamos com a Karina Quintanilha que é uma das organizadoras do Fórum Internacional Fontié Ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas (ECA-USP).
Ouça a conversa no episódio #27 do decoloniza! O podcast da Ocareté.
Para baixar e ler a dissertação Migração forçada no capitalismo contemporâneo: trabalho, direitos e resistências no Brasil: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22271
Redes Sociais da Karina Quintanilha:
Instagram: https://www.instagram.com/kquintanilha_/
Facebook: https://www.facebook.com/karina.ferreira.58323
Fórum Internacional Fontié Ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas:
Site: https://www.fontieforum.org/
Twitter: https://twitter.com/forumfontie
Facebook: https://www.facebook.com/FronteirasCruzadas
Acompanhe a Ocareté:
Instagram: https://www.instagram.com/coletivo.ocarete/
Facebook: https://www.facebook.com/ocarete/
Website: https://ocarete.org.br/
Trilha: Oslodum por Gilberto Gil (Wired Magazine) / Creative Commons – Sampling Plus License 1.0