Nesse episódio fizemos um bate-papo entre os ocaretenses Henry Mähler-Nakashima, Emanuel Lima, Luciano Alvarenga e Alex Vieira sobre o conceito de Antropoceno.
Todos nós estamos familiarizados à forma como se convencionou dividir a história da humanidade. Aprendemos desde a infância que antes da história havia a pré-história. E na história, há a história antiga, a história medieval, a história moderna e a história contemporânea.
Aprendemos ainda que existem outras classificações que indicam uma forma de pensamento. Por exemplo: para o heliocentrismo, o sol era o centro do universo; no teocentrismo, Deus; para o geocentrismo, o planeta Terra; e a concepção que coloca o ser humano no centro de tudo, é o antropocentrismo.
Mas como a Terra já existia muito tempo antes dos seres humanos, criou-se também uma divisão na história para o planeta, que chamamos de eras geológicas.
Mais recentemente, um químico chamado Paul Crutzen, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 1995, popularizou o termo que já havia sido proposto pelo biólogo Eugene F. Stoermer, um novo período nessas classificações: o Antropoceno. Ou seja, a Era dos Humanos.
Será que essa classificação faz sentido?
É sobre isso que falamos nesse episódio
Ouça a conversa no episódio #33 do decoloniza! O podcast da Ocareté.
Acompanhe a Ocareté:
Instagram: https://www.instagram.com/coletivo.ocarete/
Facebook: https://www.facebook.com/ocarete/
Website: https://ocarete.org.br/
Trilha: Oslodum por Gilberto Gil (Wired Magazine) / Creative Commons – Sampling Plus License 1.0