[Participação] “Leitura Entremundos”: Educação Popular Indígena
Participação da Ocareté em Círculo de Cultura
A participação da Ocareté no Fórum Paulo Freire 2008 foi marcada pela apresentação de um relato de experiência do projeto realizado com o povo Súruí-Paíter de Rondônia, no sudoeste amazônico. Trata-se de um contribuição para a reinvenção do legado de Paulo Freire, com a incorporação da ancestralidade na educação popular. Essa educação popular indígena partiu do que chamamos uma “leitura entre mundos”, uma abordagem metodológica para a educação não-formal com recorte étnico, sobretudo com grupos que vêm sofrendo situações de conflitos interétnicos.
O VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire 2008
O Fórum Paulo Freire consiste num espaço de estudo e atualização do legado de Paulo Freire e de fortalecimento de vínculos por meio de encontros entre pessoas e organizações que desenvolvem trabalhos e pesquisas na perspectiva da filosofia freiriana. Estrutura-se em duas dimensões: presencialmente, nos encontros internacionais a cada biênio e virtualmente, por meio de discussões na internet.
Nos dias 28, 29 e 30 de abril de 1998, cerca de um ano após a morte de Paulo Freire, educadoras e educadores do IPF organizaram, no Instituto Pio XI, o I Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, em São Paulo (São Paulo). Contando com o apoio da Unesco, esse evento elegeu como tema O Legado de Paulo Freire. A Carta de São Paulo constituiu-se no documento final desse encontro. O II Encontro, intitulado O Método Paulo Freire e as Novas Tecnologias, realizou-se em março do ano 2000, na Universidade de Bologna (Itália). Naquele encontro, a Carta de Bologna lançou o Movimento Pró-Universitas Paulo Freire.
Entre 12 a 15 de setembro ocorreu em Valência (Espanha), o V Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, Sendas de Freire: Opresiones, Resistencias y Emancipaciones en un Nuevo Paradigma de Vida. Nesse evento, decidiu-se que, em 2008, tendo em vista o marco de dez anos do primeiro encontro e 40 anos da Pedagogia do Oprimido, o VI Encontro seria realizado novamente no Brasil. Essa edição do fórum, organizada em parceria com a PUC de São Paulo, ocorreu entre 16 e 20 de setembro e teve como tema Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido. [Fonte: Instituto Paulo Freire]
Baixe o artigo “LEITURA ENTRE MUNDOS: Relato de uma experiência de Educação Popular indígena”.