[Artigo] LEITURA ENTRE MUNDOS: Relato de Uma Experiência de Educação Popular Indígena
Resumo:
O presente texto relata uma experiência de educação popular da Ocareté em projeto junto ao povo indígena Paíter, focado na participação e controle social de políticas públicas de saúde e educação. A partir da experiência, os autores tecem uma proposta pedagógica adequada à realidade indígena, combinando os fundamentos da pedagogia freireana com elementos de sociedades ameríndias, como oralidade, tradição e ancestralidade. Objetivamos que essa pedagogia contribua para a revitalização e fortalecimento das identidades e saberes ancestrais de povos e comunidades tradicionais como meio de construir a autonomia necessária que possa fazer face aos processos de invasão cultural e colonização iniciados com o contato e aprofundados pela globalização neoliberal. A partir do deslocamento no espaço-tempo e narrativas de heróis míticos, pudemos desconstruir os métodos da ação anti-dialógica e propor soluções que tinham como pergunta disparadora: “O que ele (o herói) faria se estivesse vivo hoje?”.
Palavras-chave: educação popular, autonomia, ancestralidade, povos indígenas, diversidade, políticas públicas, controle social.
Abstract:
The current paper reports a popular education project experienced by Ocareté with the Paíter indigenous people, focused on participation and social control of health and educational public policies. From this experience, the authors developed a pedagogical proposal adequate to the indigenous reality, combining the fundamentals of Freirean pedagogy with elements of Amerindian societies, such as oral tradition and ancestry. This experience can contribute to the revitalization and strengthening of ancestral identities and knowledge of traditional peoples and communities as a means for constructing the necessary autonomy which can help face the processes of cultural invasion set forth by the contact and deepened by neo-liberal globalization. From the displacement in space-time and narratives of mythical heroes, we managed to deconstruct the methods of anti-dialogue action and propose solutions which had as triggering question: “What would he (the hero) do if he were alive today?”.
Keywords: popular education, autonomy, ancestry, indigenous peoples, diversity, public policies, social control.